Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

GEORGE BITTAR RECEBE MÉRITO ORTOPÉDICO

Publicidade

Em solenidade realizada durante reunião da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), no “Royal Palm Hotel”, de Campinas, o presidente da entidade, Osvandré Lech, fez a entrega solene do diploma de “Mérito Ortopédico Brasileiro – Nicolas Andry” a George Bittar, pelos serviços prestados à Ortopedia durante toda a sua vida profissional.

O prêmio leva o nome do médico francês Nicolas Andry de Bois-Regard, nascido em 1.658 e que é considerado o pai da Ortopedia, por ter sido o primeiro a usar a expressão, que significa “a arte de prevenir e corrigir deformidades, mantendo ereta uma criança”.

Bittar, que nasceu na Síria em 1943, veio para o Brasil com seis anos de idade e morou em Piraju, onde ainda muito jovem liderou uma campanha contra a desigualdade social. Matriculado na Faculdade de Medicina de Sorocaba em 1963, criou o “Show Medicina”, aproveitando o conhecimento que tinha como locutor de rádio.

Formado em 1968, tornou-se bolsista de Ortopedia no Hospital das Clínicas da USP, mudou-se para Santos, onde casou e teve cinco filhos e sempre se dedicou à Ortopedia. Chegou a ser preso em 1971, por ter operado um paciente ligado a uma organização clandestina contra a ditadura militar. Bitar é membro da SBOT desde 1972, mesmo ano em que assumiu a chefia do Serviço da Beneficência Portuguesa, onde ainda trabalha.

Em 1979, George Bittar foi eleito presidente da Associação Médica de Santos, em 1987

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta