Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Funcionários de hospital do RJ protestam contra Fundações Estatais

Publicidade

A tarde desta quarta-feira, 16, movimentou a entrada do Hospital da Posse, localizado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Cerca de 20 funcionários do Ministério da Saúde, que trabalham no hospital, desde o setor administrativo até a assistência médica, usaram carros de som e faixas para protestar contra a implantação de uma Fundação Estatal de Direito Privado na instituição.
No final do ano de 2007, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou a criação de uma Fundação Estatal de Direito Privado para administrar o Hospital da Posse
O pedido veio por parte do Ministério Público que exigiu uma gestão adequada para a maioria dos funcionários públicos da prefeitura no hospital, que trabalhavam com diferentes tipos de contratos temporários desde 2002 e não passaram por concurso público.
Com a Fundação Estatal, os funcionários da instituição concursados passarão para as normas da CLT. De acordo com o Hospital da Posse, a implantação da Fundação deve ocorrer no prazo máximo de três anos, quando todas as medidas necessárias serão tomadas, tais como criação de uma comissão gestora, consultoria de recursos humanos, patrimônio e jurídico.
A nova gestão pode gerar demissões dos funcionários não-concursados, afinal será preciso realizar concurso público para a contratação de pessoal. No entanto, a assessoria de imprensa da entidade já informou que se houverem demissões, isto será feito de forma gradativa.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta