✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Funcionalidade desenvolvida pela Sofis faz com que doadores de sangue recebam SMS quando salvarem vidas em projeto de parceria entre Pró-Vita e Hemorio

Publicidade

Os principais objetivos da ação são aumentar o estoque que abastece os hospitais do Rio e divulgar aos cariocas a importância de ser doador. A funcionalidade que deu vida a iniciativa foi desenvolvida pela Sofis Tecnologia, que possibilita enviar mensagens a doadores no momento que seu sangue for utilizado em alguma transfusão.

O projeto teve sua primeira ação nod ia 03 de janeiro com mais de 200 sms enviados nos celulares cadastrados informando aos doadores que estão salvando uma vida naquele momento. “Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que você doou acabou de ser utilizado. Parabéns!”, diz a mensagem enviada.

Seguindo exemplos internacionais de sucesso implantados no Reino Unido e Suécia, é esperado um aumento na taxa de retorno dos doadores, principalmente daqueles que estão doando pela primeira vez. Além disso, é possível criar uma conexão entre o doador e o paciente, gerando empatia e tangibilizando a causa.

A Associação Pró-Vita, responsável pela primeira implementação no Brasil, explica que os códigos de barras das bolsas de sangue são interligados aos números de telefone e quando é computado no sistema que determinado sangue foi pego para utilização a mensagem é enviada automaticamente para o doador.

O uso do SMS também poderá ser expandido em situações de baixa nos estoques de sangue no RJ, convidando a população a doar.

       
Publicidade

Deixe uma resposta