Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Funasa inicia análise da água em municípios castigados pelas enchentes

Publicidade

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, destinou cerca de R$ 300 mil para compra de materiais e equipamentos que serão utilizados nos testes de qualidade da água em municípios atingidos pelas enchentes. Os recursos da Fundação são suficientes para a realização de oito mil análises bacteriológicas, informa a Agência Saúde.
Para a realização dos testes, a Funasa está utilizando três Unidades Móveis de Controle de Qualidade da Água (UMCQA). Uma delas está em Pernambuco, no município de Cabrobó, onde a situação é considerada crítica. Outra unidade se deslocará na segunda-feira do Maranhão para o Piauí, estado que também muito castigado pelas chuvas. A terceira unidade está no Ceará e vai atender os municípios daquele estado e também os do Rio Grande do Norte.
Além das unidades móveis, a Funasa vai realizar testes utilizando suas Unidades Regionais de Controle de Qualidade da Água (URCQA) nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Maranhão. Terão prioridade no atendimento os municípios considerados pela Defesa Civil como em situação de calamidade pública ou emergência e que estão com o sistema de abastecimento de água comprometido. O trabalho da Funasa está sendo articulado com outros órgãos federais, estaduais e municipais.
Com as enchentes, as águas utilizadas para consumo humano podem ser contaminadas e provocar doenças como giardíase, amebíase, hepatite, cólera, febre tifóide, leptospirose e, principalmente, diarréia. Para as atividades de controle da qualidade da água, a Funasa observará se os sistemas de abastecimento estão danificados e a extensão dos danos.
No caso de constatação de comprometimento do sistema, a Funasa vai estudar soluções em conjunto com as prefeituras municipais e governos estaduais. Se o sistema estiver em colapso, a distribuição será feita por meio de caminhões pipa e terá a adição de hipoclorito de sódio para desinfecção da água.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta