Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Frischmann Aisengart/DASA lança em Curitiba exame que indica infecção bacteriana grave

Publicidade

Procalcitonina (PCT) é usado principalmente em UTIs e emergências

A infecção bacteriana grave do organismo, chamada no jargão médico de sepse, é a maior causa de mortalidade nas Unidades de Tratamento Intensivo. Como o diagnóstico dessas infecções ainda é um desafio em diversas situações, a Medicina tem estudado formas de aprimorar esse diagnóstico. Uma das opções é o exame de procalcitonina (PCT), que será lançado nesta quarta-feira (26 de maio), a partir das 19h, em um evento no auditório do Hospital VITA Curitiba. O Frischmann Aisengart / DASA será o primeiro laboratório de Curitiba a oferecer o exame.

Segundo Jaime Rocha, infectologista do laboratório e coordenador do evento de lançamento, a procalcitonina é um pró-hormônio detectado na circulação sanguínea em situações de estresse, como é o caso de uma infecção bacteriana. “Ela está intimamente relacionada com o início da infecção bacteriana, além de seu crescimento se correlacionar com a gravidade da infecção”, explica o médico.

Rocha afirma que a detecção precoce da infecção bacteriana grave é difícil porque os sinais iniciais da doença não são específicos. Por isso, a possibilidade de um exame laboratorial poder auxiliar na identificação precoce dos quadros de sepse contribuem de forma significativa para melhorar o prognóstico destes pacientes. “Além disso, o resultado do exame pode resultar na diminuição dos efeitos colaterais das medicações, bem como da resistência bacteriana e de custos hospitalares, pois pode auxiliar na retirada de antibióticos”, diz o infectologista.

O exame será oferecido nas unidades do Frischmann Aisengart/DASA do Hospital VITA Curitiba, Hospital VITA Batel, Hospital Cardiológico Costantini e Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre o Frischmann Aisengart Medicina Diagnóstica

O Frischmann Aisengart completa 65 anos em maio e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região. Com forte presença nas áreas hospitalar e ambulatorial é o líder de mercado na capital e Região Metropolitana. Possui mais de 600 colaboradores e 35 unidades. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar e vacinas. O Frischmann Aisengart integra a DASA, maior empresa de medicina diagnóstica e de saúde preventiva na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.labfa.com.br .

Sobre a DASA

A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica e saúde preventiva da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 11,5 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 321 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 18 marcas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina e MedImagem (RJ); Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), MedLabor (TO), Frischmann Aisengart e Álvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), Image Memorial (BA), Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT) e LabPasteur e Unimagem (CE).

DASA PR

Assessoria de Imprensa

Talk Assessoria de Comunicação

Karin Villatore

Mtb 2815/11/27v

(41) 3018-5828 / 9963-4250/ 9681-7075

karin@talkcomunicacao.com.br

www.talkcomunicacao.com.br

www.twitter.com/talkcomunicacao

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta