5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Francisco Batista Júnior é novo presidente do Pleno da CNS

Publicidade

Em processo inédito, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) elegeu o farmacêutico Francisco Batista Júnior, representante do segmento dos trabalhadores da saúde, como novo presidente do Pleno. Esta é a primeira vez na história do CNS que o Conselho Nacional será presidido por um conselheiro eleito. Desde a criação do colegiado, há 70 anos, o ministro da Saúde, por definição legal, é quem ocupa o cargo.
Segundo Batista Júnior, a eleição do presidente do CNS marca um avanço importante no processo de democratização e o fortalecimento do controle social que vai repercutir nos conselhos de todo o país. Para o novo presidente, a eleição põe fim à obrigatoriedade de que a presidência do conselho esteja atrelada à gestão, o que contribuirá positivamente para dar mais autonomia à atuação do conselho, aprimorando o exercício do controle social.
A eleição encerra o processo de recomposição do CNS, iniciado no último dia 31 de agosto, com a eleição, também inédita, das entidades e movimentos sociais que vão compor o Conselho Nacional de 2006 a 2009.

       
Publicidade

Deixe uma resposta