Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Fórum de humanização aponta a importância do profissional da saúde

Publicidade

Pelo segundo ano consectivo São Paulo sedia, no dia 9 de novembro, no Hospital Sírio-Libanês, o Fórum de Humanização que tem como objetivo apontar os temas de debate para o 4º Congresso de Humanização Hospitalar em Ação, a ser realizado em abril de 2004. O evento, reservado a convidados, terá como facilitador Valdir Cimino, profissional de marketing e fundador da Associação Viva e Deixe Viver.
Este ano, o Fórum de Humanização terá como tema ?O Profissional como Criador de Ambientes Hospitalares Saudáveis?. A técnica é estimular os participantes a apresentar experiências que possam contribuir para a melhoria das relações humanas.
Valdir Cimino defende que a primeira estratégia para se ter uma gestão hospitalar humanizada é melhorar o relacionamento interno. Segundo ele, os 3Cs – consciência, compromisso e constância ? devem nortear a ação de quem se dedica à saúde.
De acordo com pesquisas recentes, o contato humano é um dos pontos mais críticos do sistema hospitalar brasileiro. Os profissionais de enfermagem são os mais afetados pelo estresse. Um trabalho de orientação pode ajudá-los a resgatar o sentido e o valor da prática e realização profissional.
Os programas de humanização direcionados aos profissionais também podem resultar em redução de custos, maior produtividade e freqüência. Para Cimino, é fundamental dar atenção ao profissional que cuida dos pacientes.
Iniciativa das ONGs Associação Viva e Deixe Viver, Doutores da Alegria, Projeto Carmim e do Hospital das Clínicas de São Paulo, o Fórum de Humanização foi estendido para outras capitais, ampliando o debate em torno de um tema de extrema relevância. Em 28 de setembro último, o Distrito Federal realizou o seu primeiro encontro e os resultados apontaram a importância da Comunicação para a melhoria da relação entre profissionais e deles com os usuários de serviços de saúde.
Em Porto Alegre, o Fórum de Humanização acontece pela primeira vez no dia 4 de novembro. Na capital gaúcha, o evento será realizado na Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul ? Fehosul, apoiadora da iniciativa.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta