HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Fortalecer a assistência médica para uma Saúde de maior valor

O mundo não para de mudar: economia, política e ciência passam por transformações todos os dias – na verdade a cada hora. E é preciso acompanhar essas mudanças mantendo o foco na sustentabilidade e equilíbrio entre demanda e resultados. Quando aplicamos esse conceito à saúde, isso se torna ainda mais urgente.

Na saúde, o que vemos é que as novas tecnologias impulsionam novas maneiras de cuidar das pessoas e isso implica em rever os modelos de financiamento tanto para que as instituições de saúde sejam geridas de forma sustentável quanto para que a população tenha como pagar por estes cuidados. Ou seja, é necessário equilibrar demanda e resultados.

Mas, se por um lado são as tecnologias que levam às mudanças, são elas mesmas que trazem as soluções para manutenção deste equilíbrio.

Fortalecer os serviços de assistência em saúde para melhorar os cuidados de saúde

Com a tecnologia é possível que a informação seja acessada, organizada e coordenada de forma integrada. Com isso, hospitais, clínicas e laboratórios são capazes de gerenciar melhor seus recursos, sejam materiais ou humanos, e ainda oferecer serviços cada vez mais especializados e personalizados.É a tecnologia, também, que cria um quarto espaço de cuidado com a saúde trazendo o digital como complemento aos hospitais, clínicas ou consultórios e às próprias casas. E a tecnologia, também, que conecta estes quatro espaços de cuidados com a saúde. Ou seja, com o universo online cada vez mais presente na vida das pessoas, é possível auxiliar na manutenção ou recuperação da saúde do paciente. São aplicativos associados à dispositivos portáteis registrando dados de atividades e condições de saúde diariamente e que podem ser visualizados, compartilhados  e associados às informações médicas como prontuários eletrônicos e exames laboratoriais e de imagem. Portanto, a transformação da saúde acontece quando as informações são apresentadas de forma clara e de fácil utilização, conectando instituições de saúde e comunidade.

Saúde conectada fortalece a assistência em saúde

Os dados de pacientes vêm de diversos lugares e são cada vez mais volumosos. Assim, soluções que permitam administrar esse volume de informação acabam por unir prestadores e pacientes em uma experiência coordenada tanto na gestão quanto no cuidado.

Ter acesso a informações completas e dados analíticos permite:

  • Capacitar os indivíduos que prestam serviços de saúde dando as informações certas, na hora certa possibilitando melhor fluxo de trabalho e tomadas de decisão mais assertivas;Conectar comunidades de saúde tornando os cuidados de saúde, cada vez mais, movidos por conhecimento e baseado em evidências tornando as decisões mais assertivas; Habilitar organizações responsivas onde a atuação de profissionais, individualmente ou em equipe, seja coordenada e cooperativa; e
  • Engajar pacientes nos cuidados com a própria saúde tendo acesso às suas informações médicas e, ainda, fornecendo novos dados para que as equipes envolvidas na manutenção de sua saúde ofereçam cuidados ainda mais personalizados.

Enfim, é preciso manter a assistência à saúde centrada no paciente, fortalecendo instituições para garantir sustentabilidade do setor com a saúde conectada.

       

Deixe uma resposta