Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

FMUSP e Microsoft inauguram centro de tecnologia

Publicidade

A Faculdade de Medicina da USP inaugura, no próximo dia 16 de dezembro, o primeiro centro de tecnologia XML para a área de saúde do Brasil, resultante de uma parceria entre a FMUSP e a Microsoft. Os laboratórios do centro foram estruturados com recursos provenientes do Banco Alfa e com as soluções de Tecnologia da Informação da Hewlett-Parckard Brasil (HP). O centro, que conta com um laboratório e duas salas de desenvolvimento, será focado em projetos na área de saúde. Assim, a Faculdade de Medicina está abrindo suas portas para ações conjuntas com empresas públicas, privadas, órgãos governamentais, centros de pesquisa e faculdades para o desenvolvimento de iniciativas tecnológicas na área de saúde.
O projeto prevê a realização de pesquisas, testes de soluções e o desenvolvimento de ferramentas para a área de saúde, por meio das parcerias. O pólo tecnológico permitirá a troca de experiências entre médicos e técnicos de forma presencial ou por videoconferência.
O principal diferencial do Centro XML – FMUSP é a possibilidade de formar equipes multiprofissionais, proporcionando capacitação e aprimoramento para médicos e especialistas das áreas de saúde e tecnologia (informática, engenharia, etc). Haverá a divulgação de programações mensais, com workshops, treinamentos, palestras e seminários.
Além disso, serão oferecidas bolsas de estudos (para profissionais de informática e tecnologia), estágios, orientação técnica para desenvolvedores de softwares, projetos de integração com hardware, e provas de conceito (projetos-piloto) para teste de soluções tecnológicas criadas para melhorar os atuais processos de educação e assistência em saúde. O investimento na aquisição de equipamentos e reforma das salas totalizou R$ 200 mil.
As atividades do centro serão iniciadas em janeiro de 2005. As universidades, órgãos governamentais, laboratórios, empresas de tecnologia, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados podem obter mais informações pelo telefone: (11) 3062-8784 ou pelos e-mails: telemedicina@telemedicina.com.br;ctxml@microsoft.com

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta