Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Fiocruz lança mestrado e doutorado em biociências e saúde

Publicidade

Estão abertas as inscrições para a seleção de ingresso nos novos cursos de doutorado e mestrado acadêmico oferecidos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), do Rio de Janeiro (RJ), em ensino de biociências e saúde. Os cursos se destinam a educadores, professores, profissionais do ensino ou a profissionais dos serviços de saúde, ciência e tecnologia, informa a assessoria de imprensa da Fiocruz. As inscrições vão até o dia 30 de novembro. Os cursos visam contribuir para uma efetiva apropriação social do conhecimento nas áreas de ensino formal e não formal em biociências e saúde, através da formação de docentes (mestrado) com vivência em pesquisa, e de pesquisadores (doutorado), de alto nível científico, autônomos e inovadores, capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisas, novas metodologias e produtos para educação em biociências e saúde.
O doutorado é o quarto credenciado no País junto à área de Ensino de Ciências e Matemática da Capes e o único atualmente existente voltado para o ensino da saúde no Estado do Rio de Janeiro. Dos 19 cursos de mestrado credenciados pela Capes, o de ensino em biociências e saúde da Fiocruz é um dos sete avaliados em nível 4, maior nível atualmente disponível nesta área.
O quadro de orientadores conta atualmente com 36 doutores, entre pesquisadores do próprio Instituto Oswaldo Cruz (18) e colegas de diversas instituições da própria Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Casa de Oswaldo Cruz, Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio e Centro de Informação Científica e Tecnológica) e de fora (Cefet-Química de Nilópolis, Instituto de Física da UFRJ, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ). O programa oferecerá 37 novas disciplinas em quatro blocos temáticos e interdisciplinares, das quais 28 serão oferecidas em 2004.
Os novos mestrandos e doutorandos trabalharão nas seguintes linhas de pesquisa desenvolvidas no programa: 1) Formação permanente de professores; 2) Desenvolvimento e avaliação de materiais educativos; 3) Estratégias de ensino e aprendizagem em biociências; 4) Produção de Conhecimentos em Biociências e Saúde; 5) Educação em saúde e meio ambiente; 6) Ciência, Educação, Saúde e Trabalho; 7) História, filosofia e sociologia aplicada ao ensino das biociências; 8) Representações sociais, saberes populares, ciência e saúde; 9) Educação Científica e Cidadania; 10) Popularização científica, ciência e mídia; 11) Ciência e Arte.
A seleção será feita numa fase eliminatória, com a prova escrita marcada para 14 de dezembro, e uma fase classificatória pela análise de projetos e currículos, seguida de entrevistas. Mais informações podem ser obtidas no site do IOC (seção de ensino, pós-graduação stricto sensu): http://www.ioc.fiocruz.br/

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta