Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Fiocruz inaugura laboratório na África

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, inaugura na manhã desta sexta-feira (17/10), no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, o primeiro escritório internacional da fundação.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique  
Segundo a Fiocruz, além da abertura oficial da Fiocruz África, os representantes do governo federal reiterar o apoio brasileiro à implantação da Fábrica de Medicamentos de Moçambique, que produzirá medicamentos como anti-retrovirais.
O projeto vem sendo desenvolvido em Moçambique em colaboração entre o Ministério da Saúde do país e especialistas do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz.
Na pauta de ações da Fiocruz no continente africano também estão previstas a oferta de cursos para a área de saúde e o intercâmbio na área de produção de vacinas e kits de diagnósticos.
O investimento total é de US$ 21,5 milhões, sendo R$ 10 milhões em regime de doação do governo brasileiro e o restante de fontes de fomento da União Européia.
A instalação da fábrica de medicamentos tem como objetivo tanto apoiar as autoridades sanitárias moçambicanas no enfrentamento do problema da Aids naquele país como colaborar na assistência farmacêutica em geral na região, onde a demanda de medicamentos é intensa e a infecção pelo HIV é prevalente.
Segundo a Fiocruz, os primeiros lotes de anti-retrovirais (lamivudina e zidovudina) e de outros medicamentos começarão a ser produzidos ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta