Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Federação das Unimeds do Paraná inaugura base para remoção aérea

Publicidade

A Federação das Unimeds do Estado do Paraná inaugura, no próximo dia neste sábado, dia 6, uma base operacional para remoção aérea em Curitiba, no aeroporto do Bacacheri. O objetivo é minimizar o tempo de atendimento do paciente, possibilitando a remoção de uma cidade de menor recurso para outra maior e de melhor recursos médicos hospitalar com toda segurança e qualidade. A partir do próximo sábado, ficará a disposição do Estado do Paraná uma UTI Aérea instalada num avião King Air C 90 juntamente com uma equipe de médicos e enfermeiros capacitados nas áreas de medicina aeroespacial e suporte avançado de vida. Além disso, a tripulação da aeronave possui certificação de pilotagem aeromédica, com cursos periódicos nos simuladores da Flight Safety Internacional nos EUA, e recebeu treinamento específico para suporte à equipe médica, operacionalização do kit aeromédico do avião, gerenciamento de cabine e adequação do vôo a situação do paciente.
A estrutura permite realizar as mais diversas remoções, inclusive neonatal, pois a aeronave está equipada com recursos de UTI de última geração: monitor cardiovesor Hellige, Bomba de infusão de duplo canal; PNI CAS Medical System; kit completo para imobilização de politraumatizado; ventilizador portátil de volumo Oxulog 2000 drager e sistema de aspiração tipo venturi, elétrico e manual.
Curitiba foi escolhida como local sede para a base operacional porque conta com infra-estrutura aeroportuária e de manutenção para as aeronaves, aeroporto central, e o centro de maior resolução médica do estado do Paraná.
Atualmente a Unimed já realiza uma média mensal de 12 remoções aéreas no Estado, sendo a base atual localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Toda a vez que o serviço é acionado, a equipe da Federação entra em contato com a empresa prestadora para atender a solicitação do serviço aéreo que envia uma aeronave para prestar o socorro. ³Com a base operacional instalada em Curitiba, o tempo para prestar o serviço será menor e mais ágil², declara o vice-presidente.
A remoção aérea é um serviço opcional para os clientes do Sistema Unimed. Para adquiri-los é preciso solicitar que seja acrescido junto ao seu plano de saúde. Para acionar a remoção é preciso entrar em contato através dos seguintes telefones: 0800-414554 ou 0800-312312.
Para oferecer esse atendimento aos clientes Unimed, foi feita uma parceria com a empresa Helimed UTI Aérea, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Homologada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) para transporte aeromédico, a empresa iniciou suas atividades em 1997 e realiza remoções aéreas em diversas localidades no Brasil e em outros países do continente.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta