Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

FDA aprova novo coração artificial

Publicidade

A Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (Food and Drug Administration) concedeu nesta terça-feira, 5 de setembro, uma licença limitada a uma a Abiomed Incorporation, de Danvers, para vender o primeiro coração artificial que pode ser totalmente implantado, um dispositivo capaz de permitir que os pacientes se locomovam livremente por períodos ininterruptos de até duas horas. A licença permite que a empresa comercialize até 4 mil dispositivos por ano. O custo de cada aparelho é de US$ 250 mil. Ainda não se sabe se os planos de saúde cobrirão os custos relativos a sua aquisição e implante.
Em junho de 2005, uma equipe de especialistas em coração designados para orientar a FDA votou por sete votos a seis contra a aprovação do dispositivo da Abiomed, em parte devido ao temor de que os riscos de complicações como sangramentos, derrames e infecções pudessem superar os benefícios.
Alguns membros da equipe manifestaram preocupação com a possibilidade de que os pacientes não vivessem tempo o suficiente, e sem uma melhor qualidade de vida, o que não justificaria os riscos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta