Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

FBH alerta estado iminente de colapso dos hospitais psiquiátricos

Publicidade

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH), através do departamento de psiquiatria, tornou público hoje (15/02) através de carta aberta, um alerta para à população e autoridades, especialmente as do Ministério Público, sobre o estado de iminente colapso dos hospitais psiquiátricos. Segundo a nota, a situação é “culpa exclusiva do Ministério da Saúde que remunera, de forma absolutamente insuficiente e claramente ilegal, os serviços prestados pelos estabelecimentos hospitalares”. Para a FBH, o fato coloca em risco a segurança e a qualidade do tratamento oferecido aos doentes internados.
Leia trecho do comunicado:
“Esta lamentável situação, deliberadamente provocada pela política oficial de saúde mental, está paralisando os hospitais de psiquiatria que atendem a população pobre do país e já provocou a redução de milhares de leitos (hoje existe um déficit de 21 mil leitos), inclusive, pelo fechamento de inúmeros hospitais pelo país afora. As conseqüências desta política perversa são dramáticas para os doentes mentais graves e seus familiares que não têm condições de ter um plano de saúde particular.
O Ministério da Saúde, perseguindo a idéia, já rejeitada pelo Congresso Nacional e pela Comunidade Cientifica, de acabar com os hospitais de psiquiatria vinculados ao SUS substituindo-os por serviços comunitários, colocou em pratica uma política de remuneração insuficiente e de desapreço aos estabelecimentos hospitalares de psiquiatria públicos e privados, inclusive, insistindo em não cumprir as decisões judiciais e as leis do país.
Esta política levou a quebra do equilíbrio econômico financeiro do contrato que os hospitais mantêm com o SUS, a perda da confiança na direção nacional do SUS e a um gravíssimo risco de desassistência aos doentes internados.
Em razão da caótica situação de COLAPSO do setor, a FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPITAIS vem ajuizando ações na JUSTIÇA e dela dependerá a continuidade do atendimento prestado pelos hospitais privados de psiquiatria aos usuários do SUS”.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta