🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 20! CLIQUE AQUI

Fator Humano

Publicidade

Com o constante avanço tecnológico que presenciamos, o mercado de trabalho se apresenta mais exigente e competitivo e o investimento no capital humano é um diferencial. Por essa razão, deve ser constantemente motivado, especialmente pelas organizações que buscam desenvolvimento e expansão em todas as suas frentes.

O Hospital Adventista de Manaus criou o programa Hamarh – Hospital Adventista de Manaus Avalia, Reconhece e Humaniza que visa o desenvolvimento dos colaboradores e a redução do absenteísmo e turnover por meio de maior engajamento dos funcionários e a retenção dos talentos da instituição.

Lançado em 2015, o programa apresenta dez perspectivas que podem ser compreendidas em: acolher, inspirar, desenvolver, falar, escutar, reconhecer, cuidar, celebrar, avaliar e conectar para o desenvolvimento de ações alinhadas às Políticas Estratégicas de Gestão de Pessoas.

O objetivo está em ações voltadas para a integração de novos colaboradores aos valores organizacionais do hospital, assim como em treinamentos e avaliações através do Sistema de Gestão por Competências.  O investimento se estende também para os canais de comunicação para promoção do diálogo, realização de pesquisa de clima organizacional e o apoio de um aplicativo institucional voltado a comunicação interna, além das premiações em formato de bônus, confraternizações e implantação de benefícios e incentivos. E, por fim, o case prevê a disseminação de ações de promoção à qualidade de vida e estímulo à saúde dos colaboradores.

Segundo Gideon Basílio, Diretor Geral do Hospital Adventista de Manaus, os custos e investimentos são os maiores obstáculos, mas quando é constatado o nível de motivação, engajamento, felicidade dos colaboradores e familiares, a instituição se sente realizada com os resultados.

Após um ano de implementação do projeto foi realizada uma nova pesquisa que apontou que de 2014 a 2017 a redução do turnover sofreu uma queda de 65% , além de identificar que 87% dos colaboradores se mostram satisfeitos e orgulhosos de trabalhar no hospital.

A respeito do Referências da Saúde, Basílio destaca que o prêmio motiva a seguir com o foco no programa Hamarh, além de investir na qualidade de vida do colaborador, proporcionar desenvolvimento e crescimento profissional.

Clique aqui para ver o estudo Referências da Saúde 2017 & Top Hospitalar.

       
Publicidade

Deixe uma resposta