Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Faculdade desenvolve serviço para tratar seqüelas estéticas em pacientes oncológicos

Publicidade

Para melhorar a auto-estima do paciente com câncer e minimizar os efeitos colaterais do tratamento oncológico, os departamentos de Dermatologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC criaram o “Ambulatório de Reabilitação Dermatocosmiátrica para Pacientes Oncológicos”. O serviço atua nos processos de prevenção, correção e camuflagem de pacientes submetidos a quimioterapia ou radioterapia. Além de dermatologistas, o Ambulatório conta com o apoio de uma fisioterapeuta, para reeducação postural e drenagem linfática, uma esteticista, para aplicação de técnicas de maquiagem, camuflagem e dermopigmentação, e com a colaboração do grupo de voluntárias Viva Melhor, que auxiliam na captação de doações de perucas, unhas postiças, sutiãs com enchimento e maquiagens.
A instituição tem levado em conta não somente o tratamento, mas a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes antes, durante e após o tratamento oncológico. O serviço dispõe ainda de psicoterapeutas, nutricionistas, professores de Educação Física. Oferece também orientação para trabalhos manuais (Ikebana), meditação e relaxamento.
Atualmente o Ambulatório atende apenas pacientes oncológicos em tratamento nos hospitais sob gerência da Fundação do ABC (Hospital Estadual Mário Covas, Hospital de Ensino Padre Anchieta e Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo) ou encaminhados pelo Centro Hospitalar Municipal de Santo André e do próprio Ambulatório de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC.
ServiçoFaculdade de Medicina do ABCFones: 11-4993-5400/ 4993-5455doloresgonzalezfabra@uol.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta