Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Faculdade de Medicina ABC cria comissão de incentivo à saúde

Publicidade

Avaliar os riscos de acidentes e situações que coloquem em perigo a segurança de crianças e adolescentes no trajeto escolar e promover a saúde são os principais objetivos da Comissão Escolar de Prevenção de Acidentes e Promoção à Saúde (CEPAPS), que teve origem a partir de uma parceria entre a disciplina de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de São Paulo, e o Pólo Petroquímico de Capuava. A disciplina de Pediatria da FMABC ficará responsável pela assessoria na área de saúde, enquanto o Pólo Petroquímico dará suporte no que diz respeito a segurança e avaliação de risco.
Além dos membros das duas instituições, também fazem parte da diretoria do CEPAPS representantes dos alunos (um por classe, de 5ª a 8ª série), dos pais, de funcionários e da diretoria da escola.
O projeto piloto do CEPAPS está em desenvolvimento em duas instituições de ensino da região, a Escola Estadual Professora Wanda Bento Gonçalves (Santo André) e a Escola Estadual Professora Maria Josefina Kulman Fláquer (em Mauá).
Para avaliar os principais problemas que atingem os alunos dos locais e propor soluções, a diretoria da comissão reúne-se periodicamente. Na primeira reunião do CEPAPS os pontos considerados prioritários foram a atualização das carteiras de vacina dos alunos, AIDS, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), dengue, cuidados com o meio ambiente e alimentação saudável.
A primeira ação do grupo acontece hoje, na Escola Estadual Wanda Bento Gonçalves das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, com a vacinação dos alunos que estiverem com suas carteiras em atraso.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta