Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Fábrica de hemoderivados: Associação de Médicos será ouvida

Publicidade

A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), formada por médicos e profissionais da área da saúde especializados em doenças do sangue, deverá ser consultada nas decisões do Governo Federal relativas à construção da fábrica de hemoderivados, na cidade pernambucana de Goiana. A informação é do presidente da ABHH, Dr. Carmino Antonio de Souza, que no dia 28 de janeiro esteve reunido com o presidente da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) vinculada ao Ministério da Saúde, Romulo Maciel Filho.

O presidente da ABHH disse que agora foi aberta a possibilidade de a instituição participar do Conselho Técnico da Hemobrás. O presidente da Hemobrás se comprometeu a apresentar, em detalhes, o projeto da nova fábrica no próximo dia 18 de março, durante reunião da diretoria da ABHH.

Segundo Souza, os médicos especialistas estão preocupados com vários aspectos relacionados à fábrica: a sua localização, distante dos centros fornecedores de plasma e consumidores de hemoderivados; as técnicas que serão adotadas para a produção; a capacidade de produção e de atualização tecnológica da nova unidade. Maciel Filho adiantou que a primeira etapa da construção da nova fábrica está em andamento. Trata-se da câmara fria para processamento de 500 mil litros de plasma. A conclusão final da obra está prevista para o final de 2014. A Hemobrás deverá produzir além de quatro fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta