Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Existem planos de saúde bons?

Publicidade

Plano de saúde ideal não existe, em minha opinião.

Existe alguma lei que permite as pessoas estarem confortáveis em relação aos planos de saúde? A resposta é não. Isso porque ninguém se conforma com a doença, e a população acha que quem tem que arcar com esse ônus é o governo.

A idéia de ter planos de saúde para melhorar o sistema universal de atendimento da saúde, nem a maior nação sob o ponto de vista econômico do mundo consegue arcar com os custos. Nos Estados Unidos, não existe nada parecido com o nosso SUS e existem 45 milhões de pessoas sem um atendimento mínimo.

Na Europa pós-guerra, se criou um sistema de atendimento universal, com vários benefícios de medicamentos, óculos, bengalas, dentaduras, etc , que esta exaurido e só funciona graças a paciência de uma geração mais idosa, que não se importa de esperar ate 6 meses para uma consulta. E o Governo brasileiro é obrigado a custear a saúde de milhões de pessoas que com leis mais flexíveis poderiam comprar planos privados, que desonerariam o SUS.

A saúde com exames cada vez mais sofisticados e caros, com pacientes cada vez mais ansiosos pelos seus sintomas indefinidos e com a incidência de 23% da população com depressão não haverá um atendimento ideal, sem uma campanha de esclarecimento da população.

Por Prof. Dr. Jose Knoplich- PhD em Saúde Publica USP, editor médico dos sites www.ram.uol.com.br e www.intramed.uol.com.br, Reumatologista, autor do livro e DVD Viva bem com a coluna que você tem. / knoplich@uol.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta