Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Executivos discutem gestão estratégica de hospitais

Publicidade

Gestão Estratégica de Hospitais foi tema do 7° Fórum ANAHP, que está sendo realizado dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo. No primeiro dia do evento, Cláudio Seferin, diretor superintendente do Hospital Mãe de Deus, explicou a melhor forma dos hospitais alinharem os interesses dos diversos agentes da cadeia de saúde: médicos, pacientes e operadoras. Para ele, as instituições devem focar e promover a gestão médico-assistencial. ?É preciso desenvolver uma inteligência de gestão de atividade médica que possibilite a prática da boa medicina aliada à racionalização, com acompanhamento de indicadores de desempenho, gerenciando a sinistralidade?, sugere. A importância da informação como ferramenta estratégica para a gestão foi debatida baseada na apresentação do case do Hospital Samaritano. O superintendente financeiro, Sérgio Lopez Bento, contou a experiência da instituição na implantação de sistemas de Business Inteligent (BI). ?Sou um grande defensor do BI. A ferramenta foi extremamente importante para mudança no modelo de remuneração do Hospital. A remuneração por preço fixo é um movimento irreversível.?
As vantagens e os riscos da verticalização também foram discutidas durante o encontro. Na visão de José Henrique Fray, superintendente do Hospital Oswaldo Cruz, a cadeia da saúde está fragmentada e falta integração entre as partes, o que leva à baixa resolutividade e à elevação dos custos totais.
A experiência dos sistemas de saúde de Portugal e da Argentina puderam ser conhecidas através das apresentações dos representantes das associações de hospitais privados. A questão de financiamento e a falta de recursos também são os principais problemas e os grandes desafios dos dois países.
Temas como hotelaria hospitalar, acreditação e o perfil do novo gestor de saúde também foram levantadas pelos executivos.
Confira cobertura completa do evento na revista Fornecedores Hospitalares.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta