Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Exames laboratoriais à base de papel

Publicidade

Com foco em desenvolver um produto de baixo custo, que possa atender, por exemplo, ao Programa Saúde da Família, pesquisadores do Instituto de Química da USP de São Carlos, no interior de São Paulo, passaram a utilizar o papel como nova base para realização de exames laboratoriais. A pesquisa também tem como objetivo permitir que esses exames sejam realizados em regiões distantes, como a Amazônia ou o sertão nordestino.
De acordo com os pesquisadores, para o diagnóstico, o profissional deve aplicar sangue ou outro fluido biológico no papel e, com os reagentes presentes, são indicados os níveis de glicose e proteínas, por exemplo, conforme a cor final do teste. Em seguida, uma foto via celular também é integrada a esse trabalho como forma de transmissão de dados diretamente de ambientes remotos.
O procedimento também poderá ser aplicado em outras situações e tem princípios semelhantes aos dos testes de gravidez encontrados nas farmácias.
A meta é que ainda em 2010 o trabalho desenvolvido nos laboratórios da USP chegue experimentalmente ao Programa Saúde da Família em um programa-piloto no Nordeste.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta