Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Exame de sangue detecta uma única célula cancerosa

Publicidade

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um teste sanguíneo que pode identificar uma única célula cancerosa entre milhares de células saudáveis. O exame em breve estará disponível nos consultórios médicos.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   
Os desenvolvedores do exame anunciaram parceria com a gigante da saúde Johnson & Johnson para levar a invenção ao mercado. 
Células cancerosas dispersas no sangue significam que o tumor se espalhou ou poderá se espalhar para outras partes do corpo. O teste pode capturar essas células com potencial para se transformar em muitos tipos de câncer, especialmente de mama, próstata, cólon e pulmão.
 
De acordo com o chefe do Hospital Massachusetts General e um dos inventores do exame,  Dr. Daniel Haber, com o método evita-se a remoção dolorosa de tecido de amostra, podendo ser uma maneira melhor de monitorar pacientes do que as tomografias periódicas. 
 
O teste usa um microchip que lembra uma lâmina de laboratório coberta por 78.000 minúsculos cilindros, como cerdas de uma escova de dente. Os cilindros são cobertos de anticorpos que se ligam às células cancerosas. Quando o sangue passa pelo chip, as células batem nos cilindros como bolas em uma máquina de pinball.
As células de câncer ficam presas e manchas fazem-nas brilhar para que os pesquisadores possam contar quantas ficaram e, em seguida, capturá-las para estudo.
Segundo Mehmet Toner, da Universidade de Harvard, que ajudou a desenvolver o teste, o exame é capaz de identificar uma célula cancerosa entre um bilhão ou mais de células saudáveis.
 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta