Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Evento sobre reprodução humana discute intercâmbio de informações

Publicidade

Começa amanhã, em São Paulo, o I Consenso Latino-Americano em Imaginologia e Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos em Reprodução Humana, em paralelo ao no VIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Entre os principais temas debatidos no evento está a necessidade de intercâmbio entre médicos e profissionais que realizam exames de imagem como ultrasonografia, ressonância, entre outros. Um dado alarmante tem preocupado especialistas em reprodução humana e imaginologistas brasileiros: cerca de 40% das cirurgias em reprodução humana (ginecologia) são consideradas incompletas ou indevidas.
Segundo o Dr. Nilson Donadio, especialista em reprodução humana e promotor do evento, muitas mulheres passam por mais de uma cirurgia por não haver o diagnóstico completo do médico, que utilizou imagens incompletas para definir o ato cirúrgico. “Não há um intercâmbio entre o médico e o imaginologista. Este último não sabe quais informações pré-tratamento precisam destacar na imagem. O ginecologista, por sua vez, não informa os detalhes técnicos dos atos terapêuticos e não sabe “ler” com precisão as imagens”.
Outro problema é restrição dos convênios médicos, que limitam o número de pedidos de imagem. “Os convênios não liberam todos os exames que seriam necessários para diagnosticar com precisão. Muitas vezes, o médico faz isso com apenas uma ultrassonografia, que não é suficiente.Muitas vezes é necessária a repetição dos exames”.
Os médicos especialistas, juntamente com imaginologistas estão se reunindo diariamente há mais de um mês para discutir o assunto e levá-lo para o consenso. É preciso evidenciar o problema que atinge toda a sociedade, principalmente as mulheres. Há casos como de meninas de 15 ou 16 anos que têm os ovários retirados sem necessidade, e há pacientes que estão indo para a terceira cirurgia, pois as últimas foram incompletas.
O I Consenso Latino-Americano em Imaginologia e Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos em Reprodução Humana, acontece de 15 a 17 de agosto, em paralelo ao VIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, no ITS Expo, na Av. Roberto Zuccolo, 555, Vila Leopoldina (São Paulo). Mais informações pelo telefone (11)3862-2705.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta