Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Evento internacional debate câncer de coluna no Rio

Publicidade

Começa hoje, no Rio de Janeiro, o 1º Simpósio Internacional Inca/Into que vai apresentar as mais modernas técnicas de cirurgia desenvolvidas no mundo. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (Inca) e Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into).
O simpósio vai abordar as técnicas para tratamento de metástases na coluna, tema pouco discutido no mundo inteiro. Apesar desse tipo de tumor ser grave, já é possível aumentar a qualidade da sobrevida dos pacientes. Em torno de 70% das metástases de todos os tipos de câncer são ósseas e atingem principalmente a coluna. Os pacientes que desenvolvem a doença sofrem dores e podem chegar à paralisia. A retirada do tumor e a recuperação de regiões da coluna perdidas podem ser feitas sem afetar os movimentos do paciente.
Convidados nacionais e internacionais farão palestras sobre temas que abrangem as técnicas mais sofisticadas de recuperação da coluna com alto grau de comprometimento, quimioterapia e radioterapia. Dentre os especialistas estrangeiros, destacam-se Jürgen Harms, diretor da Clínica de Ortopedia I do Departamento de Cirurgia da Coluna Vertebral da SRH Klinikum Karlsbad-Langensteinbach, na Alemanha, e o cirurgião brasileiro Rubens Jensen, chefe de clínica da mesma instituição alemã, cuja formação foi feita pelo Hospital de Traumato-Ortopedia (HTO), unidade assistencial do Into. Harms é considerado a maior autoridade em cirurgia de coluna da Europa.
O simpósio conta, ainda, com a participação do professor Francisco de Moura Theóphilo, diretor do Serviço de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral da Rotkreuzklinik Würzburg, também na Alemanha, do dr. Sérgio Côrtes, diretor do Into, e do dr. Deusdeth Gomes do Nascimento, presidente da ABBR/RJ e membro do Into.
As mesas de discussão do encontro serão divididas de acordo com áreas anatômicas da coluna. No primeiro dia, haverá palestras e debates. Já no dia 31, serão feitas ainda demonstrações práticas para os participantes, com o uso de instrumental cirúrgico. Todo o simpósio será gravado e o material será transformado em livro com o título “Abordagens Modernas da Doença Metastática Vertebral.”
Serviço:
1º Simpósio Internacional Inca/Into
Local: Inca – Praça Cruz Vermelha, 23/ 8º andar, Centro, Rio de Janeiro, das 8h30 às 17hs, e, no dia 31, na sede do Into (Rua Washington Luiz, 47, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro), das 8h30 às 14hs.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta