Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Eurofarma e Pão de Açúcar lançam campanha de descarte

Publicidade

A Eurofarma Laboratórios e o Grupo Pão de Açúcar lançaram nesta terça-feira (16) projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado para medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, blisters, frascos, bisnagas entre outros.

Inicialmente, o projeto será implantado em duas lojas do Pão de Açúcar – Real Parque e Jabaquara – e três lojas do Hipermercado Extra – Itaim, Penha e João Dias – que servirão como postos de arrecadação destes resíduos. A expectativa das empresas é estender o projeto no ano que vem para todas as drogarias do Grupo na cidade de São Paulo.

A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita todos os tipos de embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias das lojas Extra e Pão de Açúcar participantes. As urnas são confeccionadas em recipiente específico, revestido internamente por uma película plástica, que elimina o risco de acidentes, além do sistema de lacre que impossibilita a coleta dos resíduos por pessoas não-autorizadas.

Além disso, ambas as empresas treinarão todos os funcionários das drogarias para que estejam aptos a ajudar o cliente na hora do descarte, assim como tirar dúvidas e incentivá-lo quanto ao descarte consciente.

O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. E o projeto conta também com o apoio e aprovação da Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária (COVISA).

De acordo com as empresas parceiras, o objetivo da campanha é proporcionar aos consumidores meios para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos medicamentos.

Como descartar medicamentos e embalagens de produtos farmacêuticos:

? Todos os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, por exemplo: cartela de comprimidos, vidro de xarope, bisnaga com pomadas e cremes etc; tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

? Seringas e agulhas também podem ser descartadas. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazenagem como, por exemplo, latas de achocolatados, eliminando o risco de acidentes.

? Caixas de medicamentos e bulas (papel) devem ser entregues nas Estações de Reciclagem, uma vez que as mesmas não tiveram contato direto com o medicamento.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta