Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ética em pesquisas clínicas é tema de debate em São Paulo

Publicidade

Acontece amanhã, dia 30, o 2º Encontro de Comitês de Ética (CEPs) do Estado de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, na capital, com a previsão de 500 participantes. Estarão reunidos diversos especialistas entre médicos, biólogos, farmacêuticos, advogados, filósofos, psicólogos, dentistas membros dos CEPs, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ? CONEP, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros profissionais irão compartilhar conhecimentos e experiências com o objetivo de aperfeiçoar a pesquisa em seus aspectos éticos no Brasil. O evento é organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CAPPESQ), o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (CEP UNIFESP), Associação Paulista de Medicina (APM), Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF) e conta com o patrocínio da Interfarma.
A resolução 196/96, estabeleceu as regras sobre a realização de pesquisa clínica no Brasil, sob a coordenação da CONEP que aprovou os atuais 384 CEPs das várias instituições e universidades. Eles têm a responsabilidade de revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos. Cabe a eles a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida nas instituições, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas.
Este 2 º encontro tem como objetivo continuar o intercâmbio de experiências, informações e aprendizado entre os CEPs.
O treinamento visa melhorar o desempenho do processo de aprovação dos estudos clínicos e deve contribuir para manter o Brasil entre os países mais competitivos no cenário da pesquisa clínica internacional. O Estado de São Paulo detêm 34,64% (133 dos 384) dos CEPs do Brasil. Esta iniciativa poderá ser expandida para os Estados do Rio de Janeiro (13,02%), Minas Gerais (10,68%) e Rio Grande do Sul (8,07%) atingindo assim até 100% dos CEPs brasileiros.
Serviço:
Evento: 2º Encontro de Comitês de Ética do Estado de São Paulo
Data: 30/06/2004
Horário: 08:00 às 18:00
Local: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo
Participantes: Membros do CEPs e profissionais de saúde

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta