Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estudo revela que câncer de boca pode ser detectado pela saliva

Publicidade

Um estudo conduzido por um grupo cientistas norte-americanos indica que é possível usar a saliva para detectar com grande eficiência o câncer de boca. De acordo com informações da Agência Fapesp, os pesquisadores conseguiram medir na saliva níveis elevados de quatro moléculas associadas à doença. Com as medições, foi possível identificar o problema em 91% dos casos. O estudo, publicado na revista Clinical Cancer Research, foi financiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial (NIDCR), um dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos. Segundo o NIDCR, a pesquisa é a primeira publicada na literatura científica a conseguir que padrões distintos de RNA mensageiro (RNAm) ? molécula que transmite as informações contidas no DNA até os ribossomos ? não apenas fossem medidos na saliva, mas indicassem um tumor em desenvolvimento.
Um dos líderes do estudo, David Wong, da Faculdade de Odontologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), acredita que será possível chegar aos 99% ou 100% de eficiência em breve, com o aprimoramento do exame ? possivelmente pela inclusão de RNA mensageiros adicionais e relacionados ao câncer.
O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral ? mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca. Segundo dados de 2003 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), trata-se do sétimo mais freqüente e o nono em mortalidade para ambos os sexos no Brasil. Os fatores que podem levar ao câncer de boca são fumo, álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.
Wong lembra que não há, atualmente, testes bioquímicos ou genéticos disponíveis comercialmente para o diagnóstico do câncer de boca. O cientista também ressalta que os padrões de RNA na saliva podem informar outros tipos de câncer, além de doenças comuns. Os resultados animadores servem para destacar que, segundo Wong, a saliva tem um grande valor clínico para diagnóstico.
O artigo Salivary Transcriptome Diagnostics for Oral Cancer Detection, de David Wong e colegas, pode ser lido no endereço: http://clincancerres.aacrjournals.org

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta