Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estudo comprova que o uso da chupeta não prejudica o aleitamento materno

Publicidade

Um estudo que será apresentado no Simpósio Internacional da Maternidade Santa Joana, em São Paulo, revela que oferecer a chupeta aos 15 dias de vida do bebê não interfere no aleitamento materno. Além disso, a iniciativa de oferecer a chupeta em paralelo à manutenção do aleitamento já estabelecido pode contribuir também para a redução das chances de morte súbita do bebê.

A pesquisa inédita foi realizada em Buenos Aires e analisou o comportamento de 1.000 (mil) bebês recém-nascidos. Para metade deles foram oferecidas chupetas a partir do 15º dia de vida e para a outra metade não foi introduzida a chupeta. A amostra contou com 3/4 de bebês provenientes de hospitais privados e 1/3 de hospitais públicos, com mães com idade média de 29 anos.

As conclusões do estudo apontaram que 86% dos bebês observados não tiveram interferência ou diminuição no aleitamento materno até os três meses de vida. O assunto é motivo de controvérsia entre as mães e também entre os médicos.

O doutor Néstor Vain, diretor do Departamento de Pediatria e Neonatologia da Maternidad Palermo, Sanatorio de la Trinidad, de Buenos Aires, apresentará todas as características do estudo e também uma visão geral deste cenário no Simpósio Internacional de Neonatologia, realizado pela Maternidade Santa Joana. O evento terá início nesta quinta-feira, dia 12 de março e seguirá até o dia 14.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta