Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estudo aponta que portugueses se consideram saudáveis

Publicidade

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 9 de novembro, em Bruxelas e realizada com mil pessoas, aponta que 2/3 dos portugueses consideram que gozam de boa saúde e apenas três em cada 10 admitem ter peso a mais, embora os portugueses sejam o segundo país da União Européia (UE), depois de Malta, que menos atividade física praticam. 67% dos portugueses afirmaram nunca terem praticado atividade física vigorosa, um valor muito acima da média comunitária, que é de 45. O Eurobarômetro sobre Saúde, Alimentação e Nutrição, encomendado pela Comissão Européia, revela ainda que nove em cada 10 portugueses consideram ter hábitos alimentares saudáveis (o quarto valor mais elevado entre os 25 Estados-membros da UE) e apenas 17% fizeram dieta ao longo do último ano (o quinto valor mais baixo).
Questionados sobre o seu estado saúde de uma forma geral, 68% consideram-se saudáveis, embora apenas 13% classifique a sua saúde como muito boa, enquanto 24% dizem que é ruim e 6% muito ruim. Estes valores ficam abaixo da média comunitária, já que, na média dos 25 Estados-membros, 76% dos cidadãos europeus consideram estar em forma e 21% consideram sua saúde muito boa.
No entanto, os portugueses são os que menos se queixam relativamente a limitações por motivos de saúde, tendo mais de 77% afirmado que, ao longo dos últimos seis meses, não tiveram qualquer limitação nas atividades cotidianas por razões de saúde, o quinto valor mais alto da UE. Os portugueses também são os cidadãos mais satisfeitos com o seu peso, tendo apenas 30% considerado que têm peso a mais, o quarto valor mais baixo entre os 25 Estados-membros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta