Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estratégias para uma comunicação eficaz

Publicidade

A comunicação eficaz é essencial para o sucesso da organização

Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, se modificando mutuamente e também a sociedade onde se inserem. Sem comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. É instrumento de integração, instrução, troca e desenvolvimento entre as pessoas e permeia todas as atividades diárias do ser humano.

Na atual sociedade globalizada a demanda exige um profissional que atue cada vez mais em equipe e que demonstre naturalidade, segurança, capacidade de persuasão, credibilidade e fidedignidade, levando as empresas a oferecer mais transparência na prestação de serviço. Considerando que todos os funcionários representam a imagem da empresa onde atuam, mesmo aqueles que não realizam o atendimento direto ao cliente precisam estar atentos à forma como se comunicam, seja no ambiente interno ou externo. É fundamental que as empresas se conscientizem sobre a importância de estabelecer uma comunicação mais empática e natural seja por meio das palavras ou do corpo, demonstrando posturas, formas de apresentação e vestimentas adequadas a cada contexto.

O sucesso da organização está intimamente ligado ao processo de comunicação disseminado no ambiente de trabalho. É o principal instrumento de relação entre funcionários, clientes, fornecedores e parceiros nos mais variados processos de negociação. As inúmeras estratégias comunicativas que buscam maximizar informações necessitam ser congruentes com os valores, visão e missão da empresa.

Há diversas barreiras a uma comunicação eficaz. Dentre as mais comuns encontram-se a sobrecarga e a complexidade das mensagens; mecanismos pessoais de distorção, como a falta de atenção ou a falta de vocabulário comum; e mecanismos psicológicos de distorções, como a racionalização e a negação. Algumas competências básicas são requeridas e podem ajudá-lo a ser um comunicador mais eficaz, apesar das muitas sutilezas observadas na comunicação interpessoal. Eis aqui algumas dicas.

– Concentre-se no que sabe: Seja informativo. Prepare-se para apresentar a empresa e seus produtos. Mostre os diferenciais: vantagens nos prazos de entrega, na assistência técnica, nos materiais utilizados.

– O assunto é que interessa, não a pessoa: Não veja as coisas sob um prisma pessoal. Resolva os problemas em vez de tentar controlar os outros. Não avalie o cliente.

– Não manipule: Seja honesto consigo próprio. Trabalhe de bem com as pessoas que o rodeiam e aja com integridade.

– Flexibilize-se: Aceite outros pontos de vista e mantenha o espírito aberto em relação a outras formas de proceder. A diversidade conduz à criatividade e à inovação.

– Crie empatia: Coloque-se no lugar do outro. Seja empático e demonstre que compreende o que seu interlocutor está sentindo, sem aderir aos problemas ou questões expostos.

– Pergunte: Caso não tenha entendido, faça perguntas para clarificar a sua compreensão.

– Olhe: Preste atenção às mensagens não-verbais sem se distrair com elas. Repare na linguagem corporal e nos sinais que permitam compreender melhor o discurso do seu interlocutor.

– Adapte-se: O tempo não pára. Treine a todo instante. As mudanças são constantes e “quem não se adapta mais rapidamente” às alterações, não sobrevive. Adote uma atitude positiva diante da vida!

Saiba mais! Venha participar do curso ministrado pela Province Saúde em setembro. Acesse cursos agendados e confira a data.

Elaborada por: Luiz Cláudio Sampaio Mendes – Province Saúde – Consultoria, Treinamento de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta