Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estratégia: ABIMO e ABDI firmam parceria para mapear rotas tecnológicas

Publicidade

Para definir o setor de saúde como estratégico dentro da PITCE – Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, a Abimo – Associação dos Fabricantes de Produtos Médicos e Odontológicos firmou parceria com a ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial para mapear as rotas tecnológicas dos equipamentos e materiais médicos, hospitalares e odontológicos. O projeto conta com investimento de R$ 1 milhão do Governo Federal e está em fase de consolidação do relatório, para depois ser levado a debate junto aos representantes da indústria.?Três especialistas acadêmicos analisaram dados da balança comercial para saber quais produtos estão aumentando o déficit do setor. Também foram analisados a quantidade de tecnologia envolvida e o potencial de evolução nos próximos anos?, conta o presidente da Abimo, Franco Pallamolla.
De acordo com Pallamolla, a indústria já possui um nível de tecnologia aplicada aos produtos que atinge de 90% a 95% das necessidades dos usuários. ?Atendemos os padrões internacionais e só não fabricamos o que não tem escala.?
Mas há distorções, justamente porque o setor não está completamente mapeado. ?Por exemplo, o mercado de próteses auditivas é de R$ 50 milhões e é uma tecnologia dominada há 50 anos. Por que nenhuma indústria fabrica em território nacional??, questiona o executivo.
Pallamola acredita que indústria e governo devem chegar a um consenso ainda este ano e, dependendo da complexidade dos projetos, a indústria poderá dar início ao desenvolvimento de novas tecnologias em 2008. ?O passo seguinte será conquistar uma linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)?, conclui.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta