Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estado quebra acordo com Hospital na Bahia

Publicidade

Neste ano, o único hospital da Bahia credenciado para transplante de medula óssea por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) – Hospital Português –  não fez nenhum procedimento. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o motivo pela pausa na realização desse tipo de cirurgia se deve a irregularidades no acordo com o Estado, que determinava que a entidade hospitalar realizasse as cirurgias, enquanto o órgão estadual (Centro de Transplante de Medula Óssea – CTMO) cuidasse dos pacientes no pós-operatório.
Segundo a Portaria 931/2005 do Ministério da Saúde, o hospital que realiza o transplante deve dar continuidade ao tratamento no pós-operatório. O Ministério Público investiga a veracidade da quebra de acordo.
A Secretaria Estadual de Saúde acredita que o Hospital das Clínicas, ligado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), estará capacitado para o procedimento até o final do ano.  Enquanto isso, os pacientes que precisam realizar o transplante serão encaminhados para São Paulo e Paraná.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta