Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Esse empreendedor é show!

Publicidade

Texto originalmente produzido por:

Carlos Alberto Miranda é Mestre em Administração de Empresas e possui MBA em Finanças pelo IBMEC RJ. Foi sócio da Ernst&Young e responsável pelo Premio Empreendedor do Ano durante 5 anos. Atualmente é CEO da gestora de Venture Capital BR Opportunities, é do Comitê de Empreendedorismo e Capital Semente da ABVCAP e Voluntário da Endeavor.

[hr style=”striped”]

Semana passada fui convidado a assistir a entrega do Prêmio Empreendedor do Ano. Prêmio que tive a honra de organizar durante anos e de lançar em países como a Colômbia e Chile.
Lembro que na época que estávamos reformulando a proposta do Prêmio para criar um programa de empreendedorismo e não apenas mais um concurso dos tantos que há no mercado, decidimos incluir uma categoria chamada “Emerging” dedicada àqueles empreendedores que tinham potencial de serem líderes do futuro.
Foi nessa época que conheci o Alexandre Costa da Cacau Show. O Alexandre e sua adorável esposa sentaram na mesma mesa que eu e a minha primeira pergunta foi o que era aquela empresa chamada Cacau Show. Como sou casado com uma baiana minha primeira pergunta era se eles eram baianos.
Foi aí que tive meu primeiro contato com esse empreendedor hoje consagrado e que guarda até hoje todos os valores que fui conhecendo dele ao longo desses poucos anos que separaram aquele dia até a semana passada onde ele venceu a categoria Master que, além do reconhecimento, veio a responsabilidade de representar o empreendedorismo brasileiro em Monte Carlo.
O Alexandre personifica tudo o que acredito ser o espírito empreendedor. O seu logotipo que tem sete estrelas, que inicialmente não tinham nenhum significado específico, foram ao longo de sua jornada, como em um filme de Magos e Fadas, mostrando para ele mesmo qual era a síntese de sua vida e de seus negócios. As estrelas representam: visão, disciplina, pés no chão, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e paixão.
Recentemente escrevi sobre empresas que gastam dias para escrever os seus valores e que no final acabam se transformando em cartazes amarelados de valores que ninguém jamais acreditou dentro da organização. Principalmente a liderança.
Com a Cacau Show foi diferente, os valores do empreendedor que foram sendo passados para a organização e agregados com os dos colaboradores e de seu sócio foram sendo entendidos durante anos e o trabalho foi apenas de traduzir aquilo que já estava cristalizado em todos dentro da organização.
Ao ler o último livro do Alexandre (Uma trufa e … 1000 lojas depois!!), ele coloca logo em seu prefácio como sempre estabeleceu metas ambiciosas para o seu negócio, como 1000 lojas quando tinham 100, e seu princípio de que uma meta assumida deve ser uma meta alcançada.
Isso pode parecer até uma simplificação, mas aí está a importância da estrela da disciplina. As metas criam essa disciplina e, claro, o frio na barriga indispensáveis para manter o foco de um negócio, estabelecer táticas e gerar a adrenalina necessárias para alcançá-las.

Outro conselho importante colocado em seu livro, e também logo no prefácio, é o que tenho falado para vários jovens empreendedores. Se você está atrás do “glamour” que hoje atribui-se ao empreendedorismo ou pretende ganhar dinheiro rápido, não seja empreendedor: Empreender significa trabalhar duro, enfrentar problemas o tempo todo, perder o sono, ir dormir achando que tudo está perdido e depois de uma noite de sono (mesmo que mal dormida) acordar com a certeza que conseguirá abrir 1000, 2000, 3000 lojas. Mas tudo isso trabalhando de sol a sol, inclusive aos finais de semana, como é o caso do Alexandre.

Mas o que faz uma pessoa como o Alexandre e tantos outros dar um salto, quase sempre no escuro? Aí talvez esteja o segredo da maior estrela do logotipo da Cacau Show: A Paixão.
Alexandre e tantos outros empreendedores que tenho o prazer de conviver são pura paixão. Fazem tudo para mudar o ambiente que estão inseridos, seja num simples bate-papo informal, na vontade de se envolverem em trabalhos sociais, como o Instituto Cacau Show, ou na cerimônia do último ovo de Páscoa onde cada colaborador passa o último ovo produzido para o próximo, festejando e lembrando que aquele ovo representa o trabalho e a paixão de cada um dos colaboradores da empresa.
Há mais ou menos um mês fui visitar o Alexandre na nova (para mim) fábrica da Cacau Show. Realmente fiquei emocionado às lágrimas ao me lembrar do dia que conheci o Alexandre, onde chegou mas, o mais importante, olhar o brilho em seus olhos ao parar tudo, pegar seu violão e ir tocar no encontro mensal dos aniversariantes do mês da empresa.
Esse é o exemplo do empreendedor que não teve medo de me revelar o ingrediente secreto de seu sucesso na dedicatória de seu livro que me presenteou: “Marise e Carlos, espero que ao ler esse livro, vocês descubram o nosso ingrediente secreto: O Amor!!! Com carinho, Alexandre”.
Obrigado Alexandre por ter aceito mais um desafio de representar os empreendedores brasileiros em tão importante competição. Tenho certeza que todos estarão muito bem representados pois você sintetiza o que a maioria deles acredita e vive. Boa sorte!!!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta