Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Esquema milionário de desvio de verba do SUS é deflagrado

Publicidade

Uma investigação da Polícia Federal de Bauru resultou na prisão temporária de seis executivos da Associação Hospitalar de Bauru (AHB) por suspeita de irregularidades como, por exemplo, o destino dado a R$ 16 milhões que a entidade recebeu em um empréstimo contraído junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
O mandado de prisão foi decretado ao presidente da associação, Joseph Saab; ao superintendente e diretor financeiro, Vladmir Scarpp; ao diretor técnico e responsável pelo setor de compras, Samuel Fortunato; ao conselheiro Célio Parisi; a supervisora de serviço de apoio, Maria Lúcia Lopes Saab; e ao dentista e filho do presidente da AHB, Marcelo Saab.
Além disso, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no hospital, residências e em um escritório de advocacia.
A investigação teve início em fevereiro deste ano com os procedimentos dos Ministérios Público e Municipal. Depois de cinco meses, a Policia Federal passou a fazer parte da operação, chamada Odontoma.
A ação também investiga a aquisição irregular de insumos hospitalares, equipamentos e medicamentos, além da origem de honorários pagos a cirurgiões dentistas vinculados à equipe de Marcelo Saab. De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal de Bauru, Antonio Vaz de Oliveira, o hospital estaria dando entrada em guias do SUS por serviços não prestados. “Estamos apurando a falsificação de fichas de atendimento ambulatorial, principalmente no setor de bucomaxilo”, conta.
As investigações devem continuar sem prazo para serem concluídas. Segundo Vaz, há um inquérito em andamento que pode ser prorrogado até enquanto houver causa de diligência.  “Nós queremos ter certeza de todas as informações e vamos manter a operação até quando for preciso.” As informações devem ser compartilhadas com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e com a Secretaria de Estado da Saúde.
A Associação Hospitalar de Bauru é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mantenedora do Hospital de Base e da Maternidade Santa Isabel na cidade do interior paulista.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta