Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Especialista francês presente no Congresso da Associaçao Paulista de Homeopatia

Publicidade

Dr Jacques Boulet, um dos mais conceituados homeopatas do mundo,

falou para uma platéia lotada de médicos, em Aguas de Lindoia

Profissionais das mais diversas areas da medicina lotaram o auditório do Centro de Convenções do Vacance Hotel, em Águas de Lindoia, na tarde da última sexta-feira (25.09), para ouvir as palestras do médico homeopata francês, Dr Jacques Boulet.

Único palestrante internacional do evento, Dr Boulet abordou dois temas em suas apresentações: sobre ‘Distúrbios do comportamento alimentar nas crianças’ e ‘Fadiga nas crianças’, apresentando diferentes abordagens e experiências clínicas homeopáticas.

Segundo o médico, os problemas de obesidade e de alimentação das crianças é mundial, ambos com tratamentos difíceis. ‘Esses sintomas podem comprometer o desenvolvimento e a integração social da criança’, alerta. Dr Boulet. Ele continua explicando que a homeopatia pode auxilar de forma bastante eficaz nesses tratamentos, primeiramente identificando as diversas causas dos sintomas e, em casos mais sérios e complexos, atuando em conjunto com um tratamento psicológico dos pacientes.

A mesma metodologia é aplicada para o tratamento da fadiga em crianças, que pode advir de inúmeras causas, sejam elas de origem social ou mesmo endocrinológica. O especialista ressaltou em toda sua explanação que a homeopatia deve ser vista de uma forma mais atual, moderna, cientifica e que deve ser adotada e estudada pelos médicos, independente de sua atuação clínica. ‘É preciso que se tenha uma visão, uma abordagem mais clinica e racional do uso da homeopatia entre os profissionais da área médica’, afirmou o especialista.

Dr Boulet acredita que é preciso quebrar paradigmas em relação à homeopatia. É preciso ter confiança nessa opção terapêutica, e isso se estende à relação de confiança entre o paciente e o médico. ‘ O paciente precisa confiar no médico e ambos precisam confiar no medicamento. E um medicamento de qualidade é um ponto importante para o estabelecimento dessa confiança’, finaliza.

Dr. Jacques Boulet é clínico geral homeopata em Paris há 30 anos. É diretor do CEDH (Centro de Ensino e Desenvolvimento em Homeopatia – www.cedh.org) e autor de vários livros, entre eles “Dicionário de Homeopatia”, “Homeopatia e Criança” e “Preconceitos sobre Homeopatia”.

O laboratório homeopata francês Boiron foi o responsável pela vinda do especialista ao país. Com 80 anos de tradição e medicamentos distribuídos em mais de 80 países, o Boiron iniciou este ano suas atividades no Brasil. A empresa possui dois medicamentos registrados na Anvisa, o recém lançado Oscillococcinum® 200K, indicado para prevenção e tratamento de estados gripais, e o Sedatif PC, para tratamento do estresse e ansiedade, que será comercializado a partir de outubro.

O Congresso da Associação Paulista de Homeopatia 2009 aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta