Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Especialista brasileiro da Clínica Mayo apresenta técnica pioneira para Aneurisma

Publicidade

No dia 13 de novembro, em Brasília, o cirurgião brasileiro Ricardo Hanel, que faz parte do corpo clínico da Clínica Mayo, de Jacksonville, na Flórida, apresenta, aos seus colegas brasileiros, nova técnica para reparar vasos sanguíneos principalmente em casos de aneurisma, que são bolhas na artéria causadas pela fraqueza na parede do cérebro. Para isso, a equipe da Mayo utiliza um cateter, que é implantado diretamente no vaso sangüíneo no cérebro de pacientes com aneurismas cerebrais potencialmente devastadores. É um processo semelhante ao empregado hoje em cirurgias cardíacas.

“Demos um grande passo à frente no tratamento de aneurismas cerebrais usando cateteres,” afirma o neurocirurgião Ricardo Hanel, que veio à Clínica Mayo aplicar a técnica utilizada na Universidade de Buffalo, o centro que desenvolveu a técnica e primeiro no mundo a utilizá-la. “Esta técnica nos permite ajudar muito mais pacientes, principalmente aqueles com aneurismas difíceis, até então sem outras opções de tratamento.”

Os cateteres, que se assemelham a um arame fino, mantém as espirais dentro do vaso sangüíneo e na posição correta. “A colocação de cateteres também muda a dinâmica do fluxo sanguíneo, o que ajuda a prevenir o reaparecimento do aneurisma”. afirma Hanel.

O próximo grande passo no tratamento será usar um cateter compacto que possa eliminar o inchaço do aneurisma mesmo nos menores vasos. Esta técnica já está sendo usada na Europa e em estudos nos Estados Unidos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta