Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Escolas paulistas recebem kit com informações sobre câncer

Publicidade

Especialistas do Hospital do Câncer, de São Paulo, montaram um kit com informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e dúvidas sobre a doença. O material será distribuído gratuitamente às escolas públicas e particulares do Estado e estará disponível a toda população via Internet, informa a Agência Fapesp. O lançamento do kit multimídia Educação em Câncer, com informações claras e didáticas sobre a doença apresentadas em vídeos e manuais impressos, será lançado hoje na sede da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). A iniciativa é resultado do projeto de difusão científica do Centro Antonio Prudente de Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos dez Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepids) criados pela instituição, em 2000. O objetivo é transmitir para a sociedade o conhecimento que a pesquisa científica produz sobre a doença.
O kit será distribuído a educadores de escolas públicas e privadas paulistas para que as informações adquiridas pelos professores sejam transmitidas a alunos, que poderão repassá-las a seus familiares e à sua comunidade. O material traz, em linguagem acessível, informações sobre fatores de risco, sintomas, prevenção, esclarece dúvidas freqüentes, aborda os tipos da doença, formas de tratamento e aponta os grupos sociais e faixas etárias mais propensos a diferentes tipos de tumores. A ação visa a mudar o perfil da doença no País – marcado pela falta de prevenção e diagnóstico tardio – quase sempre relacionados à falta de informação.
Hoje, mais de 70% dos tipos de câncer podem ser prevenidos, o que reforça a importância do acesso à informação ainda na escola. No Hospital do Câncer, duas em cada três pessoas (66%) são curadas. Entre as crianças, o índice é de 73%, ou seja, três em cada quatro ficam livres dos tumores. Quando o diagnóstico é precoce, a cura alcança 90%. Apesar dos números, a prevenção continua sendo o melhor remédio, sobretudo porque cerca de 70% dos casos de câncer são causados pela exposição indevida a fatores de risco que poderiam ser facilmente evitados, sobretudo entre crianças e adolescentes. Para se ter uma idéia, o cigarro é responsável por cerca de 35% de todos os tumores, o álcool 15%, a exposição indevida ao sol 10% e bactérias ou vírus (como o HPV) 10%.
Todo o material pode ser reproduzido a partir dos sites do Hospital do Câncer(www.ecancer.org.br) e do projeto Saúde Brasil(www.saudebrasilnet.com.br). Para ampliar os resultados, o hospital preparou um curso de capacitação de agentes multiplicadores. Usuários do kit também contam com um centro de apoio no site do hospital para esclarecer dúvidas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta