Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Erasto Gaertner é pioneiro em diagnóstico de câncer ocular

Publicidade

O Hospital Erasto Gaertner adquiriu um ecógrafo ocular com os mais modernos recursos diagnósticos. Dessa forma, a instituição eleva mais uma vez o nível dos atendimentos, sendo um dos únicos do país com esta tecnologia, voltada exclusivamente para oncologia ocular, proporcionando mais qualidade e segurança a todos os pacientes. A aquisição foi realizada por meio da doação de recursos feita pelo Rotary Club.

De acordo com o coordenador de oftalmologia do Hospital Erasto Gaertner Dr. Fernando Abib, o novo equipamento possibilita a verificação do aspecto interno dos olhos, os tecidos afetados pelo tumor, bem como lesões da órbita ocular. “Esse aparelho é importante no acompanhamento de tumores oculares tratados sem a retirada do olho, preservando a visão”, enfatiza.

Segundo o médico, o ecógrafo serve principalmente para auxiliar o diagnóstico do retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta uma a cada 17 mil crianças nascidas com vida no Brasil. “Esse tumor é originado nas células da retina e, em uma terça parte dos casos, essas crianças terão os dois olhos afetados”, destaca. O diagnóstico deve ser feito no primeiro ano de vida para que o paciente tenha maior chance de manter a visão e a vida. Um terço das pessoas que tiveram retinoblastoma poderá desenvolver outros tipos de câncer, também por causa genética. “A pesquisa nesta área é muito importante e o ecógrafo ocular permite essa análise”.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta