Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Equipes médicas terão que acompanhar eventos esportivos

Publicidade

Para dar maiores garantias à saúde dos atletas e árbitros brasileiros, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, em reunião presidida pelo senador Marco Maciel (DEM-PE), proposta para exigir a presença de equipes de emergência médica durante todos os eventos esportivos realizados no país.
O projeto (PLC 122/08) determina ainda que todas as entidades responsáveis por práticas esportivas sejam obrigadas a promover exames periódicos destinados a avaliar a saúde física de seus atletas. A exigência engloba práticas desportivas de participação e de rendimento, sejam profissionais ou não.
Em seu parecer favorável, o relator ad hoc, senador Flávio Arns (PSDB-PR) argumenta ser imprescindível a presença, nos locais de competição, de uma equipe multiprofissional adequadamente treinada para o pronto atendimento de emergências médicas, tais como contusões, ferimentos abertos, arritmias cardíacas ou perdas de consciência por concussão cerebral, exaustão ou problemas metabólicos.
Segundo Flávio Arns, mesmo atletas ou árbitros sadios podem sofrer um mal súbito que precise de atendimento rápido. Para ele, os exames periódicos dos atletas também são relevantes para apontar a necessidade de adoção de medidas preventivas ou terapêuticas, dando mais segurança aos atletas e à prática desportiva no país.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta