Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Equipes engajadas

Publicidade

Posicionado como um hospital de referência em oncologia para o interior de São Paulo, o Amaral Carvalho tem o desafio de manter um bom clima no ambiente de trabalho e colaboradores altamente motivados.

“Não importa se são funcionários próprios, terceirizados ou voluntários, é fundamental que todos se identifiquem com a causa do combate ao câncer e, além de envolvidos, tenham conhecimento sobre o assunto”, diz o superintendente Antônio Cesarino de Moraes Navarro.

Para manter o engajamento, o hospital adotou uma série de medidas, entre elas, a criação da Universidade Corporativa Amaral Carvalho (Ucac), criada para capacitar os colaboradores em habilidades técnicas e conceituais.

A Ucac conta com convênios de cooperação técnico-científica com universidades como Unesp, USP, Universidade Federal de São Carlos e Unicamp e é composta pelo Centro de Estudos e Convivência Médica Dr. Nelson Pereira do Amaral – criado para desenvolver e divulgar estudos médicos; Instituto de Desenvolvimento Tecnológico Dr. Pedro de Paula – que utiliza espaços do hospital para o desenvolvimento de tecnologia em medicina e saúde e artefatos de engenharia médica; Instituto de Ensino e Pesquisa Professor Dr. Benedicto Montenegro – focado em pesquisas médicas, residência e educação continuada em enfermagem; e Instituto de Prevenção e Diagnóstico – com atuação principalmente em câncer ginecológico, de mama, melanoma, boca e próstata.

No dia a dia, o Amaral Carvalho mantém um comitê de recursos humanos, que se reúne semanalmente para discutir problemas da instituição e propor soluções, e utiliza ferramentas como ouvidoria e pesquisas de clima organizacional para obter feedbacks dos funcionários. “Aqui, cada um sabe do seu valor. Fazemos um forte trabalho de conscientização e integração das equipes, além de investir no desenvolvimento de nosso capital humano”, conta Navarro.

Os que mais se sobressaem em aspectos técnicos e de liderança passam a ser observados pela área de Recursos Humanos e têm potencial para se tornarem gestores no futuro. “Realizamos uma busca ativa para identificar estes talentos, analisando a competência técnica e o perfil psicológico para cargos de gestão. Sabemos que liderança não é uma capacidade inata, por isso também trabalhamos este aspecto nos que despontam como líderes”, explica.

Agora, o hospital planeja a adoção de um programa de remuneração variável, para motivar seus talentos também pelo aspecto financeiro. “Precisamos estudar os aspectos legais da medida, mas seria uma forma de premiar quem gera riqueza para o hospital e atinge nossas metas técnicas e de satisfação no atendimento.”

Aumento da demanda

Referência para 250 cidades e com um volume de 18 mil cirurgias por ano, o Amaral Carvalho sentiu a necessidade de ampliar suas instalações para suprir a demanda, especialmente por cirurgias. “Hoje contamos com sete salas cirúrgicas, que trabalham quase 20 horas por dia. Por isso, é imprescindível ampliar o centro cirúrgico e a UTI. Em 2010, vamos abrir cinco novas salas e consolidar nosso perfil de hospital cirúrgico”, afirma o superintendente.

O hospital também irá adquirir um PET-CT, dois aceleradores nucleares e duas gama-câmaras e conta com seu corpo de voluntários para aprimorar os índices de cura e sobrevida dos pacientes. “O aumento do número de cirurgias já mostra que os diagnósticos estão sendo feitos de forma mais precoce e isso acontece graças ao trabalho de voluntários como os da Liga de Combate ao Câncer, composta por mais de 4 mil membros, que atuam em mais de 200 municípios. Estas pessoas começaram oferecendo apoio material e social aos pacientes e hoje nos ajudam com ações de prevenção e encaminhamento dos pacientes. Onde este grupo atua, as taxas de cura e sobrevida aumentaram 12,4%. Graças a eles o hospital tornou-se mais resolutivo.”  

O Amaral Carvalho também conta com voluntários da Entidade Anna Marcelina, que apoia pacientes e acompanhantes dentro e fora do hospital e atua em diversos grupos de trabalho, da organização de bazares beneficentes à produção de próteses mamárias.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta