HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Equipamento permite neurocirurgias sem incisão

Publicidade

O Hospital Santa Paula, de São Paulo, já realizou cerca de 300 cirurgias cerebrais com o equipamento Gamma Knife, da empresa holandesa Leksell, adquirido pela instituição em 1999. O diferencial é que o aparelho permite a realização de neurocirurgias de alta complexidade sem qualquer incisão, a partir do uso de feixes de raios gama. O método diminui os riscos para o paciente. O Dr. Miguel Canteras, neurologista responsável do Hospital Santa Paula, explica que doenças como o câncer, metástases, neuralgia do trigêmeo e até mesmo mal de Parkinson podem ser melhor diagnosticadas e tratadas sem necessidade de uma intervenção cirúrgica tradicional, uma vez que a região do cérebro é delicada e ainda carente de estudos.
“O paciente ganha em segurança, menor exposição a riscos comuns e em qualidade de vida, já que o pós-operatório de uma cirurgia com raios gama é mais tranquilo e rápido”, afirma Canteras. Segundo ele, complicações como infecções, hemorragia, perda de líquor e reações adversas à anestesia geral são praticamente inexistentes.
O tratamento com o Gamma Knife baseia-se na emissão de 201 feixes de raios gama. O médico atua exatamente sobre o local da lesão, dispensando a retirada da caixa craniana e evitando o comprometimento de áreas adjacentes do cérebro.

       
Publicidade

Deixe uma resposta