Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Envelhecimento com Dignidade, Atenção e Assistência: A proposta da Graduação em Gerontologia

Publicidade

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e irreversível. Em 2025, seremos o 5º. País com o maior número de idosos, e em 2050, estima-se que o mundo terá 2 bilhões de idosos. Estamos vivenciando nas ultimas décadas a inversão da pirâmide populacional.

A gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano em suas diferentes vertentes e especificidades.

O bacharel em Gerontologia será um profissional que se ocupará de gerenciar as diferentes demandas frente aos recursos existentes em cada serviço.

Além disso, o gerontólogo será um gestor entre as diferentes profissões que cuidam da saúde e social do idoso.

A idéia dos Bacharéis em Gerontologia é serem agentes preparados para enxergar integralmente o processo de envelhecimento e a velhice e propor soluções integradoras entre as diversas áreas que lidam com idoso.

O objetivo do curso de Graduação em gerontologia é estabelecer e desenvolver uma modalidade de formação e qualificação de profissionais vinculada a realidades locais, no sentido de produzir o necessário e esperado impacto na qualidade de vida.

Este profissional atuará nas demandas especificas dos idosos, contribuindo para que o envelhecimento possa ser um processo orientado, bem sucedido, assistido e cuidado.

Os graduandos em gerontologia precisam ter em mente a responsabilidade pela organização de novos serviços aos idosos.

O idoso requer uma atenção muito especial, e esse cuidado especifico será interpretado pelo gerontologo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta