Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entrevista: Modernidade e eficiência para centrais de esterilização

Publicidade

Fernando Bustamante, Diretor de equipamentos da Associação Brasileira de Esterilização, ministrará palestra sobre “Modernidade e eficiência para as CMEs” no fórum promovido pela Bioxxi, nos próximos dias 19 e 20 de outubro, durante a Hospital Business.

O engenheiro vai abordar temas como reprocessamento, biosegurança e novas tecnologias para CME.

Que países estão à frente quando falamos em reprocessamento?

Se olharmos pelo lado de Normatização sem dúvida os Estados Unidos estão na frente, pois a AAMI tem mais de 06 ou 07 normatizações especificas de reprocessamento de material médico. Se olharmos pelo lado da biosegurança podemos exemplificar a Inglaterra que apesar de não ter muita normatização são os mais preocupados com o assunto. Se olharmos para a rigidez do sistema sem dúvida a Alemanha. E com exemplo prático a Espanha que reprocessa aproximadamente 5% de material processável nos Hospitais públicos.

Por quê?

Todos os países tem a imensa preocupação da biosegurança, além do problema de Ética, tem o do custo do reprocessamento desse material.

De acordo com o que se vê ao redor do mundo, qual novidade está por chegar em breve no Brasil (em relação ao reprocessamento)?

Protocolos de Qualificação de Sistema de Reprocessamento de Material Médico, que nos leva a novos procedimentos mais seguros, equipamentos de tecnologia avançada e novos produtos de limpeza e desinfecção de maior espectro de atuação.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta