Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entrevista: Gestão da qualidade aplicada à gestão hospitalar

Publicidade

Tatiana Melgaço, Gerente da Qualidade do Hospital CardioTrauma, em Ipanema, RJ, fala sobre os benefícios

Tatiana vai abordar questões pertinentes à qualidade para área de saúde no Fórum promovido pela Bioxxi no próximo dia 20 de outubro, durante a Hospital Business, no Centro de Convenções Sulamérica.

Como se configura a gestão da qualidade em um hospital como o CardioTrauma?

A gestão da qualidade no HCTI é composta por uma equipe responsável pelo processo de Acreditação Hospitalar (hoje o hospital é certificado pela ONA – Nível 1 e busca o Nível 2), controle de indicadores de qualidade dos processos, gerenciamento de riscos, acompanhamento de novos processos, auditoria dos processos existentes e apoio a todo o hospital no que diz respeito à qualidade.

Que melhoras uma boa gestão da qualidade promove internamente?

A gestão da qualidade promove um trabalho sistematizado e entre as melhorias, posso citar: Redução de desperdício, maior segurança para pacientes, visitantes e colaboradores, aumento da produtividade, maior motivação dos funcionários, maior satisfação dos clientes e maior nível de organização interna.

Como estas melhorias internas se refletem para os pacientes?

Ao se internar em um hospital, o cliente busca não apenas a qualidade técnica, mas também segurança e qualidade. A gestão da qualidade analisa cada etapa do processo desde a internação até a alta, ajudando para que as expectativas desse cliente sejam atendidas e de preferência superadas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta