Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entrevista: Controle de Infecção Hospitalar

Publicidade

Alberto Chebabo é o vice presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de janeiro. O médico vai presidir a mesa de “Controle de Infecção Hospitalar” no fórum promovido pela Bioxxi, nos próximos dias 19 e 20 de outubro, durante a Hospital Business.

Saiba um pouco do que vai ser debatido sob o intermédio do Dr. Chebabo.

Quais são as principais doenças infecciosas da população fluminense?

A principal doença infecciosa no Rio de Janeiro é a Dengue. A Tuberculose também é uma doença de grande importância no Estado. Além disto, temos o problema da resistência bacteriana que está crescendo no mundo e está presente na maior parte dos Hospitais no Estado.

De que forma a Sierj atua no que tange à prevenção de doenças infecto-contagiosas?

A SIERJ atua na discussão dos problemas relacionados às Doenças Infecciosas promovendo eventos científicos que permitam a difusão do conhecimento. Além do Congresso Estadual, temos várias atividades regionais e voltadas para Residentes Médicos que levam conhecimento para os que estão iniciando na especialidade.

Quais são as práticas, em ambiente hospitalar, que médicos e enfermeiros podem adotar para prevenir infecções cruzadas?

A principal medida para redução das infecções no ambiente hospitalar é a higienização das mãos. Este procedimento é a melhor forma de evitar a disseminação das bactérias multirresistentes. Além disto, a restrição do uso inadequado de antibióticos é outra forma de combater o surgimento de bactérias.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta