Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entrevista Avaliadora Internacional

Publicidade

Nessa entrevista conversamos com a médica e avaliadora internacional JCI Ana Miranda sobre sua experiência em avaliações no mundo.

Leia o que ela nos contou:

Qual foi a experiência internacional que mais a impressionou no aspecto cultural e nas peculiaridades dos cuidados dos pacientes?

As rotinas de cuidados dos pacientes não variam tanto. As políticas e procedimentos seguidos hoje sao mais ou menos universais; o que muda mesmo são os aspectos culturais, como por exemplo, a forma como são tratados os direitos do paciente. Isso muda de cultura para cultura, e os avaliadores precisam compreender os valores em a instituição se insere.

Fiz uma avaliação na Ásia, e no primeiro momento, eu achei a sala de emergência cheia demais. Depois fui perceber que na verdade, grande parte das pessoas ali eram familiares, e, para eles, isso é importante, muito valorizado. Já aqui no Brasil, parece existir uma preocupação maior com a privacidade; raramente vemos mais que dois familiares. É importante ressaltar que lá, devido a essas diferenças culturais, de vários familiares acompanhando os pacientes, a instituição precisa dar ênfase ainda maior à educação dos visitantes para a prevenção e controle de infecções, como por exemplo a higiene correta das mãos antes de entrar no quarto, não sentar-se no leito do paciente e quanto ao que pode ou não ter tocado.

Leia na integra http://acreditacaoemsaude.blogspot.com

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta