Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entidades fazem grande mobilização no dia 30 na Capital por mais recursos para o SUS

Publicidade

A semana será de grande mobilização dos segmentos gaúchos que lutam por mais recursos para o SUS. Entidades de usuários, médicos, hospitais filantrópicos e trabalhadores em saúde que integram o Movimento Mais Saúde para o SUS promovem, dia 30, na Capital, grande manifestação no Largo Glênio Peres. A partir das 12h, está previsto um conjunto de atividades com a população, incluindo show com os grupos locais. A partir das 16h, haverá passeata até o Palácio Piratini, onde o Movimento pretende entregar documento à governadora Yeda Crusius exigindo mais atenção à saúde.

Lideranças nacionais dos segmentos e milhares de manifestantes de todo o Estado estarão no ato. Durante a semana, as entidades se mobilizam para a votação da regulamentação da Emenda 29, que só depende da aprovação dos deputados federais.

O SUS completa 20 anos em 2008 e responde hoje por 300 milhões de consultas médicas e 11,5 milhões de internações anuais.

O problema é a desassistência, provocada pelo subfinanciamento. O Movimento alerta que a insuficiência de recursos deixa sem tratamento hoje 10 milhões de hipertensos, 4,5 milhões de diabéticos, 90 mil portadores de câncer sem quimioterapia e/ou radioterapia e 3,7 milhões de obesos mórbidos.

As entidades querem aprovação imediata da regulamentação da Emenda 29, que prevê percentual mínimo a ser investido em saúde pela União e Estados.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta