Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entenda a gestão do corpo clínico do hospital Albert Einstein

Publicidade

A relação entre médico e hospital deve ser de parceria. Esta é a mensagem deixada pela gerente de qualidade médica do Hospital Israelita Albert Einstein, Camila Sardenberg, e os demais debatedores da II Jornada Brasileira de Gestão Médica, organizada pelo Congresso Nacional de Administração Hospitalar (ADH).,13,Desde de 2004, a instituição encara o gerenciamento do corpo clínico como área crítica de sucesso. As mudanças começaram pela criação de uma diretoria de prática médica. ?A ideia é fortalecer a avaliação de desempenho, gestão da assistência e segurança por meio de um profissional que está fora da operação, diferente do superintendente, por exemplo?, explica Camila. ,13,De acordo com a executiva, o incentivo ao trabalho em equipe sempre deve fazer parte das diretrizes da gestão. Além disso, os resultados clínicos devem ser mensurados e, depois, compartilhados. ,13,O Einstein possui critérios de avaliação do corpo clínico e estabelece pontuações de acordo com o cumprimento das recomendações. As premissas da entidade para fazer o acompanhamento dos profissionais são:

-valorizar o conhecimento, ensino e pesquisa;
-organização da assistência em protocolos e programas integrados;
-meritrocacia relacionada à adesão aos protocolos, preenchimento de prontuário;
-educação médica continuada;
-participação em atividades dentro do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein (IIRS);
-comportamento e relacionamento.,13,No quesito comportamento e relacionamento, o hospital costuma ouvir a equipe de enfermagem para fazer a avaliação do médico. ,13,?Fazemos gestão de mil médicos, homem a homem, pois são eles os responsáveis por 85% das internações?, afirma Camila. O resultado da avaliação é divulgado mensalmente. Ao ser bem avaliado pela instituição, os médicos do Einstein contam com descontos na internação e exames para seus familiares. ,13,?Acompanhar de perto o corpo clínico ajuda com que os médicos fiquem mais à vontade com sua própria avaliação. Além de possibilitar ao profissional conhecimento sobre os avanços e problemas do hospital?, ressalta Camila. ,13,Depois de implementado, o Albert Einstein contabilizou diminuição das infecções relacionadas ao cateter venoso central, pneumonia associada à ventilação mecânica, infecção urinária e eventos adversos graves.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta