Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Engenharia clínica: uma ferramenta importante na evolução hospitalar

Publicidade

Engenharia clínica: uma ferramenta importante na evolução hospitalar

A gestão eficiente dos integrantes de qualquer empresa é o resultado da comunicação, integração, visão de futuro, e o conhecimento teórico e prático de seus dirigentes, sejam usuários dos Serviços de Saúde, outros profissionais da área, estudantes, clientes, empregadores, agindo na comunidade ou no meio ambiente. A Engenharia Clínica é uma área dentro da Engenharia Biomédica, onde engenheiros e tecnólogos atuam nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, desenvolvendo atividades baseadas nos conhecimentos da engenharia e de gerenciamento aplicados às tecnologias de saúde. Trocando em miúdos, o profissional atua desde a instalação de equipamentos utilizados no atendimento ao paciente, até em esfera gerencial, ou seja, no planejamento, definição e execução de políticas e programas para incorporação de tecnologias para a saúde.

A exemplo disso, países mais avançados na gestão de recursos tecnológicos em saúde incorporaram o engenheiro clínico que atende a demanda atual do mercado relacionado à sua atividade prática dentro dos hospitais, no que cerne a questão e suas perspectivas de atuação como: controle de custos e redução de despesas operacionais; controle de equipamentos e instalações; aspectos relacionados a segurança do paciente e dos profissionais de saúde; atenção aos aspectos de regularização, entre outros como inventário e gerenciamento de ativos. De acordo com o engenheiro Alexandre Ferreli Souza, especialista em sistemas médicos, é necessário mostrar aos administradores de hospitais as novas possibilidades de atuação destes profissionais tanto em termos técnicos como administrativos relacionados à engenharia aplicada na área da saúde. De forma a contribuir nessa jornada, foi criada a Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin, em 16 de outubro de 2003, que tem por objetivo incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica. “Atualmente com associados em todo o Brasil, a luta é pelo desenvolvimento e consolidação do conhecimento que os profissionais de Engenharia Clínica precisam acumular para executar suas funções com maior êxito e melhores resultados. Empregando este capital intelectual adquirido em prol, principalmente, de uma maior segurança nos procedimentos ao paciente” explica o engenheiro.

Com essa premissa, a Diretoria Regional do RJ da ABEClin promove no dia 21 de outubro, durante o Hospital Business 2010 o “I Seminário de Engenharia Clínica do Rio de Janeiro”, levando ao conhecimento do público temas atuais e de forte relevância para o segmento hospitalar. A vasta programação foi elaborada para atingir um público seleto e específico, buscando atualizar, reciclar e discutir tendências do mercado junto aos profissionais do segmento. Dentre os temas que serão abordados estão: Histórico e Tendências da Engenharia Clínica no Brasil e no Mundo; Histórico da Engenharia Clínica no Rio de Janeiro – setores público, privado e acadêmico; RDC 2 de 25 de janeiro de 2010; Formação de Técnicos em EMH, entre outros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta