Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

EMS-Sigma Pharma investe US$ 1,5 milhão em mercado de fracionados

Publicidade

O Grupo EMS-SIGMA PHARMA entra no segmento de fracionados e lança 80 produtos em embalagens para fracionamento. A estimativa é de que os produtos cheguem nas farmácias no período de três a seis meses. Serão comercializados os genéricos e de marca das principais classes terapêuticas, como antibióticos e antiinflamatórios. A maioria será de uso eventual. A EMS aposta neste mercado e se prepara para atender a demanda. Hoje são poucas as farmácias que têm a aprovação da Anvisa para comercializar remédios fracionados. Acredita-se que uma das dificuldades, segundo farmacêuticos, seria a falta de investimento da indústria para disponibilizar medicamentos fracionados.
Outro aspecto que a farmacêutica aposta a longo prazo é a mudança do modelo de prescrição médica. Nos Estados Unidos, os médicos prescrevem apenas a quantidade de comprimidos necessários para o tratamento, enquanto no Brasil a prescrição é feita por caixas.
Os principais benefícios do fracionamento é a diminuição do desperdício, o risco de automedicação e de acidentes domésticos com sobras de remédios e também a ingestão de medicamentos vencidos. Além de aumentar o acesso aos medicamentos, já que reduz custos com o tratamento.
O investimento de US$ 1,5 milhão será destinado para a adequação de ferramentais. Os medicamentos hoje são produzidos em cartelas com um pequeno espaço entre uma bolha e outra. Será necessário comprar cartelas maiores para que seja feito o serrilhamento e a impressão do princípio ativo, concentração, lote e validade no verso de cada comprimido.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta